Educação

TERMO DE COLABORAÇÃO  Nº 006/2018
CONCEDENTE: Prefeitura Municipal de Iracemápolis
BENEFICIÁRIO: Associação de Reabilitação Infantil Limeirense – ARIL.

Unidade Iracemápolis

CNPJ: 51.472.447/000-85
PROCESSO ADMINISTRATIVO N.º 6512/17
DATA DA ASSINATURA: 08/01/2018
OBJETO DA PARCERIA: Favorecer o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) propiciando sua integração na família e na comunidade e uma vida significativa e tão próxima do normal quanto possível, através do desenvolvimento das potencialidades.
VALOR: R$ 5.166,67 mês constituindo-se do repasse:

– Municipal: R$ 62.000,00 (sessenta e dois mil reais)

PERÍODO DE VIGÊNCIA: O presente termo vigorará de 01 de janeiro a  31 de dezembro de 2018.
VALORES LIBERADOS: 15/02 – R$ 5.166,67 – Subvenção municipal – 1ª parcela

08/03 – R$ 5.166,67 – Subvenção municipal – 2ª parcela

09/04 – R$ 5.166,67 – Subvenção municipal – 3ª parcela

08/05 – R$ 5.166,67 – Subvenção municipal – 4ª parcela

08/06 – R$ 5.166,67 – Subvenção municipal – 5ª parcela

10/07 – R$ 5.166,67 – Subvenção municipal – 6ª parcela

10/08 – R$ 5.166,67 – Subvenção municipal – 7ª parcela

11/09 – R$ 5.166,67 – Subvenção municipal – 8ª parcela

 

PLANO DE TRABALHO – 2018

UNIDADE IRACEMÁPOLIS – Área: Educação

1 – QUALIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL EXECUTORA

 

Associação de Reabilitação Infantil Limeirense – ARIL

UNIDADE IRACEMÁPOLIS

 

 Nome:

Associação de Reabilitação Infantil Limeirense – ARIL

CNPJ:

51.472.447.0002-85

Endereço:

Rua Pedro Chinelatto, 254

CEP: 13.495-000
Bairro: Centro Ponto de referência: Praça da Matriz
Telefones: 19-3456-3519 E-MAIL da Instituição: filial@aril.com.br/

reabilitação@aril.com.br

Pag. Web: www.aril.com.br

 

UF: SÃO PAULO Iracemápolis
1.1 – IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL LEGAL PELA OSC (PRESIDENTE / DIRETOR)

 

Nome:

Roberto Marcel Caurim

Nº do CPF:

157.742.198-10

Nº do RG/Órgão Expedidor:

21.844.142-3

Mandato de diretoria: (dia, mês ano)

01-01-2017  a 31-12-2018

 
Cargo:

Presidente

Endereço:

Alameda Aldo José Kuhl, 20

CEP:13.481-294

 

Bairro:

Colinas de São João

Telefones: 19- 98191-7446

 

E-mail: roberto@bluesundobrasil.com.br

 

Cidade em que reside:

Limeira

UF: SÃO PAULO
1.2  – IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO PROJETO
Nome:

Giovana Tavares da Silva

Área de Formação:

 Assistente Social

Nº do Registro no Conselho Profissional:

CRESS 40236

 

 

Telefone do Técnico: (19) 34563519

 

E-mail do Técnico:  filial@aril.com.br

 

2- DIAGNÓSTICO
 

A ARIL foi fundada em 1963 na cidade de Limeira, por um grupo de mães de crianças com necessidades especiais, lideradas pela Sra. Aparecida Rodrigues que possuía um sobrinho sob sua guarda, com Síndrome de Down.

Em 08 de maio de 2007 foi fundada uma Unidade filial na cidade de Iracemápolis, com o objetivo de atender a população.

O atendimento é de responsabilidade de uma equipe interdisciplinar e as atividades são desenvolvidas por médicos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, nutricionista, psicólogas, assistentes sociais, pedagogas, professores de educação física, professores especializados, monitores,além do pessoal administrativo, de serviço de apoio e telemarketing.

A organização é mantida financeiramente com apoio de convênios com poder público e privado, realização de eventos, doações da comunidade em geral e de empresas e campanhas via telemarketing.

Todos os usuários participam das aulas de Educação Física onde podem desenvolver aptidões para jogos/ campeonatos como: vôlei, handebol, futebol, natação, basquete e atletismo.

Oferece diariamente lanches aos usuários assim como orientação em relação às dietas de acordo com as necessidades de cada individuo.

Os programas e projetos de atendimento são elaborados conforme a necessidade dos usuários, considerando-se as potencialidades, as dificuldades e a idade, visando a habilitação e reabilitação física motora, sensorial, perceptiva cognitiva, psicosocial, educacional e de preparação para atividades funcionais e de trabalho, constituindo estas últimas atividades o final do processo de reabilitação com os usuários já adultos e em preparação para o mundo do trabalho, onde podem exercer seus direitos de cidadania.

Inicialmente é realizado um atendimento de Triagem por toda a equipe multiprofissional para o diagnóstico e elaboração da proposta de trabalho aos usuários elegíveis, os que não são elegíveis, são encaminhados aos serviços especializados disponíveis na comunidade. A elegibilidade nos programas de atendimento tem como fator predominante a deficiência intelectual e ou física associada.

Presta o serviço de prevenção, reabilitação e habilitação às crianças a partir de zero ano, oferecendo atendimento nas áreas de assistência social, educação e saúde.

Para os usuários acima de 16 anos oferece o atendimento no Centro de Habilitação e Treinamento Profissional (CHTP), o qual possibilita aos adolescentes o exercício de sua cidadania através de atividades funcionais e preparação para a vida/trabalho, oportunizando assim a sua inserção no mundo do trabalho.

A demanda dos casos novos é registrada no sistema pelo Serviço Social, sendo chamados para triagem, respeitando-se a ordem de chegada e a disponibilidade de vagas nos programas e projetos, sendo que a criança de zero até três anos e onze meses tem prioridade de atendimento, sendo esta fase recomendada para intervenção, diminuindo-se assim a instalação das deficiências.

As metas e objetivos de cada área são estabelecidos de acordo com as necessidades e potencialidades dos usuários, levando-se em conta a idade, o diagnóstico e o prognóstico de cada caso estabelecido em cada programa e projeto.

3 – OBJETIVOS DO PROJETO
Objetivo Geral:

·        Favorecer o desenvolvimento de criança, jovens e adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista)

·         propiciando sua integração na família e na comunidade e uma vida significativa e tão próxima do normal quanto possível, através do desenvolvimento das potencialidades.

·        Favorecer a família das  pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista)  informações, orientações e apoio, tendo em vista que estas enfrentam sérios obstáculos e discriminação para que possam exercer seu direito de cidadania.

·        Favorecer o desenvolvimento do conhecimento científico e da técnica da habilitação e reabilitação de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Objetivo Específico:

·        Desenvolvimento do relacionamento e situações sociais com pais e outras pessoas;

·        Estimular capacidade de linguagem ou uso do método alternativo;

·        Prepará-los e treiná-los para futura independência em A.V.D.(atividade de vida diária e A.V.P. (atividade da vida prática);

·        Estimular e desenvolver habilidades bio-psico, social, educacional.

·        Diminuir comportamentos inadequados;

·        Proporcionar atendimento médico e nas diversas especialidades.

·        Promover oportunidade para estudo e pesquisa para equipe interdisciplinar nesta área.

 

4- JUSTIFICATIVAS
O TEA ( transtorno do espectro autista) é um conjunto de manifestações que afetam o funcionamento social, a capacidade de comunicação, implicam em um padrão restrito de comportamento e geralmente vem acompanhado de deficiência intelectual. Se manifesta antes da idade de 3 anos, de forma grave, com tipo característico do funcionamento  anormal, principalmente nas áreas de integração social, comunicação e comportamento restrito. Diante dessas prerrogativas é que se faz necessário a implantação do serviço na organização para atender especificamente esta demanda.

 

5- METAS
A ARIL se propõe a desenvolver um atendimento sócio educativo em meio aberto com eficiência e eficácia, através de pessoal técnico especializado.

No ano de 2018 a meta é atender a 8 crianças, a partir de 06 anos completos, que freqüentam até o 5º Ano do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal, com funcionamento de segunda a sexta feira das 13 hrs as 17hrs.

 

6- METODOLOGIA
Atendimento especializado através da metodologia TEACCH, que tem como objetivo apoiar a pessoa com TEA, ajudando-a a adquirir habilidades de comunicação para que possam se relacionar com outras pessoas. Esta metodologia visa minimizar os sintomas e fazer com que a criança consiga lidar com mais tolerância as atividades. O atendimentos serão realizados em grupo de 3 crianças divididas de acordo com o nível e a faixa

 

 

etária.

7 – RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS
Formação Profissional/Quantidade Regime trabalhista Carga horária Salário
Estimulador Pedagógico CLT 20 horas semanal R$1.056,00
Coordenador Pedagógico CLT 20 horas semanal R$1.378,00
Cuidador CLT 20 horas semanal R$ 477,00
TOTAL  (R$) R$ 2.911,00
 

 

 

7.1 – INSTALAÇÕES FÍSICAS E MATERIAIS
Cômodo Quantidade
Salas 09
Banheiros 06
Cozinha 02
Refeitório 01
Dispensa 01
Sala de artes 01
Salão (CHTP) 01
Sala de Informática 01
8 – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

 

 

Estimulação em grupo: roda de conversa, contar história, rotina de AVD, atividades psico motoras, atividades lúdicas, cantar musicas, imitar gestos, explorar brinquedos,compreender instruções, comunicar-se, brinquedoteca e educação física Atuar junto aos autistas aplicando a metodologia teacch. Planejar , executar e avaliar junto com a equipe técnica, o programa individualizado de seus assistidos tais como: Os estimuladores pedagógicos são os funcionários que estabelecem os vínculos com as pessoas com autismo e realizam todoas as atividades pedagógicas, de AVD e AVP e também participam da educação física e passeios quando houverem.

 

 

 

 

9 – PARCERIAS – NO CASO DE ATUAÇÃO EM REDE

 

Prefeitura Municipal, CRAS, Escolas, Secretarias

 

 

10 – AÇÕES DE COMUNICAÇÃO
Serão veiculadas através de relatórios e site da OSC.
11 – AVALIAÇÃO ( PROCESSO DE AVALIAÇÃO)
Mensalmente serão realizados relatórios em prontuário virtual, relatórios quantitativos e qualitativos com descrição das atividades realizadas em prontuário virtual e físico, registro das atividades realizadas através de fotos, registro de reuniões realizadas em formulários específicos de acordo com procedimentos internos da OSC

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