Faça uma doação para a ARIL

Projeto da Aril com bebês de risco vence Prêmio da Abrinq e se torna referência para o país

O PAEB – Programa de Apoio e Estimulação do Bebê, desenvolvido pela Aril – Associação de Reabilitação Infantil Limeirense desde o ano passado com bebês de risco encaminhados por UTI Neonatal, foi o vencedor do Prêmio Criança 2012 realizado pela Fundação Abrinq – Save the Children na noite desta quinta-feira, 29 de novembro, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Com esse reconhecimento, o projeto passa a ser referência em todo o Brasil.

O prêmio reconhece boas práticas voltadas a crianças de 0 a 6 anos e grávidas, desenvolvidas por empresas e organizações sociais no país. No total, já foram premiados 72 projetos em 23 anos de história.

[nggallery id=229]

Além da Aril, outros 201 projetos de todo o Brasil foram inscritos para concorrer ao Prêmio Criança. Desse total, apenas 10 foram classificados como finalistas, e os 4 vencedores – sendo 2 desenvolvidos por empresas e 2 por organizações sociais – foram conhecidos no evento desta quinta-feira: além de Limeira, foram premiadas duas iniciativas de São Paulo e uma do Ceará.

Os vencedores foram anunciados pelo apresentador do CQC da Band, Oscar Filho. No final da cerimônia, o público assistiu o show da cantora Daniela Mercury, ao lado da Orquestra Toca Zezinho e do Grupo Arrasta Lata, ambos compostos por crianças e adolescentes.

Esta é a primeira vez que a Aril conquista o prêmio. Em 2008, a entidade foi classificada entre os 10 finalistas com o projeto “Aril Escola”, em que os profissionais da entidade desenvolviam atividades em determinadas escolas municipais para identificar necessidades de aprendizado dos alunos, o que posteriormente era discutido com os professores.

PAEB
O PAEB tem como objetivo atender o mais precocemente a família dos bebês de risco, encaminhados por Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e comunidade.

“Havia uma preocupação por parte da equipe multidisciplinar de prevenção e de reabilitação da Aril quanto à grande demanda de bebês de risco encaminhados e que ficavam aguardando na lista de espera para iniciarem triagem na instituição. Como o desenvolvimento infantil até o primeiro ano de vida é muito intenso, nesta fase estes bebês poderiam apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Com a implantação do PAEB, conseguimos agilizar o processo de orientação às famílias”, explica Andreza. Segundo ela, não existe na Rede Pública de Limeira um trabalho de intervenção precoce com bebês de risco como este que é realizado na Aril.

Por meio do projeto, a Aril criou grupos de pais e bebês, nos quais os pais recebem orientações e monitoramento de como estimular adequadamente os seus bebês. Uma equipe com 7 profissionais atua semanalmente nos grupos, sendo esta composta por assistente social, enfermeira, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicóloga. Os grupos são montados com aproximadamente 8 bebês e seus pais (na impossibilidade da presença dos pais, outros familiares podem frequentar o projeto).

Os pais recebem orientações de estimulação através de rodas de conversas direcionadas e atividades práticas de todos os profissionais da equipe, inclusive com uso de material audiovisual. Cada grupo é trabalhado mensalmente no período da manhã, duas vezes por semana (terça e quinta-feira). No último encontro o trabalho é avaliado pela equipe e também pelos pais, que recebem certificado.

“Concomitantemente, o bebê passa por triagem multidisciplinar no setor de reabilitação para definir diagnóstico, elegibilidade e proposta de trabalho individualizado. Além disso, a equipe também viabiliza encaminhamento dos casos em que haja necessidade de outros tipos de atendimento especializado, através de parcerias com a rede pública. Em se tratando destas crianças, quanto mais precoce for a intervenção, melhor será o resultado obtido”, afirma Andreza.

O projeto tem como referência as seguintes fases da prevenção: 1) Primária: evitar a ocorrência de instalação de deficiências; 2) Secundária: uma vez instalada a deficiência, permitir o mais rapidamente o diagnóstico e tratamento a fim de impedir a instalação de limitações permanentes; 3) Terciária: proporcionar atendimento adequado às pessoas com deficiência, para que as sequelas não sejam agravadas e, enquanto pessoas, não sejam estigmatizadas e excluídas da sociedade.

Diante de tal contexto, a Aril trabalha para que as crianças e suas famílias possam ter um atendimento integral, com terapias individuais de reabilitação, com orientações em relação a amamentação, aspectos nutricionais, sociais e psicossociais e puericultura.

O projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, em que participam com o apoio do presidente da entidade, José Carlos Tiengo Júnior, do administrador Adalberto Gaib e da coordenadora da Reabilitação, Jane Elisabeth Adam Lopes. Integram a equipe do PAEB: Andreza Soares Barbosa, coordenadora; Maria Rosilene Felício, terapeuta ocupacional; Caroline Cristina Lussier, nutricionista; Silene Franco Campos, fisioterapeuta; Cláudia Baretta Dallevedove Venturelli, fonoaudióloga; Luciana Regina Migoto Gazotti, assistente social; e Taís Massaro de Lima, enfermeira. Também integra a equipe a psicóloga Paula Regina Pullin Lazzarini Silveira. No evento desta quinta-feira, também esteve presente o diretor da Aril Roberto Marcel Caurim.

RESULTADOS OBTIDOS COM A IMPLANTAÇÃO DO PAEB DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO, EM 2011
- 11 grupos já trabalhados.
– Total de 135 bebês atendidos.
– 64,44% em atendimento ambulatorial na Aril.

Veja também a notícia do evento publicada no site da Abrinq: http://fundabrinq.org.br/noticia_mestre.php?id=1186

gostou! Divulgue aos seus amigos.

Uma ideia sobre “Projeto da Aril com bebês de risco vence Prêmio da Abrinq e se torna referência para o país

  1. Gostei de conhecer este maravilhoso serviço com os RN de Alto Risco,gostaria de saber mais sobre este serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Gostou! então faça uma doação para a ARIL