Faça uma doação para a ARIL

Tabuleiro adaptado levou 2º lugar em Mostra de Ciências do Instituto 3M

Tabuleiro adaptado levou 2º lugar em Mostra de Ciências do Instituto 3M, projeto foi desenvolvido com o público alvo da ARIL.

tabuleiroO Jotadef – projeto de acessibilidade elaborado por estudantes da ETEC “Trajano Camargo” – conquistou o 2º lugar na 2ª Mostra de Ciências do Instituto 3M (multinacional norte-americana do ramo de tecnologia diversificada). O trabalho concorreu com ideias de estudantes de vários municípios do Interior paulista. São responsáveis pelo projeto os alunos do terceiro ano do ensino médio, Diego Silva Mota, Dimas Bezerra de Andrade Filho e Hagar da Silva, orientados pela professora Patrícia Pascon Souto Tancredo.

Trata-se de um tabuleiro adaptado a deficientes físicos para o jogo de damas. Voltado a pessoas com atrofia, sem movimento nas mãos ou mutilados de um dos membros, tem um dispositivo com eletroímãs preso ao braço do jogador, que o aciona por meio de um pedal, conseguindo assim mover a peça envolvida na jogada.
Segundo a professora de Educação para Cidadania, Patrícia Pascon Souto Tancredo, o projeto começou a ser desenvolvido no ano passado e os alunos levaram o produto final até o público-alvo: crianças com deficiência da Aril (Associação de Reabilitação Infantil Limeirense) para teste. “É gratificante ver o resultado com as pessoas com deficiências. Vimos resultados reais, crianças conseguindo jogar damas. Isso é bom, inclusive para o desenvolvimento do raciocínio”, ressalta.

DESEMPENHO
A conquista da premiação numa competição que envolveu várias outras cidades, inclusive da RMC (Região Metropolitana de Campinas), é considerada excelente pela professora. “Isso mostra que o projeto está avançando, além de dar aos alunos a oportunidade de crescerem em percepção social, terem uma mudança de visão”, comenta. A intenção dos estudantes agora é melhorar o projeto, criando opções para outros jogos de tabuleiro – como xadrez e jogo da velha.

A Mostra de Ciências foi realizada nos dias 13 e 14 deste mês e teve, ao todo, 190 projetos inscritos. O 2º lugar da ETEC “Trajano Camargo” foi na categoria Ciências da Saúde.

gostou! Divulgue aos seus amigos.

Obrigado Florindo

01_post_florindoNós da ARIL só temos que agrade
cer em muito as iniciativas que pessoas como nosso grande amigo Florindo Batistella promoveu junto a nossa entidade.

 

Quando em 2001, ele aparece com a proposta de se fazer uma Feijoada Beneficente, trazendo um grupo muito unido que se emprenhou desde o início, a garantir a confecção da melhor feijoada da cidade.

 

15 anos se passaram desde nossa primeira feijoada capitaneada pelo glorioso Florindo Batistella, que deixa já saudades, mas muito mais, deixa um legado de uma ação de voluntário exemplar que trabalhou sem medir esforços em busca do mais simples, ajudar o próximo.

 

gostou! Divulgue aos seus amigos.

SESCON faz doação de Brinquedos para a ARIL

O SESCON promoveu uma ciclo de palestras na cidade de Limeira aos contadores, e numa inciativa de participação com a sociedade foi solicitado a título de ingresso, um brinquedo para ser doado a uma entidade assistencial.

Os representantes em Limeira, Ademir e Pablo Bobice, escolheram a ARIL para fazer a doação, que muito nos alegrou.

As crianças da ARIL agradecem a doação.

DSC01148 (Copy) DSC01150 (Copy)

gostou! Divulgue aos seus amigos.
Gostou! então faça uma doação para a ARIL